Operador Logístico III

Vantagens da subcontratação
Os principais benefícios oferecidos por um prestador de serviços de armazenagem, e que um fabricante pode aproveitar, são:
Economia de investimentos especializados e periféricos – No caso dos gastos em material de transporte, de manutenção e de armazenagem não serem estratégicos para o negócio, o recurso à subcontratação é a estratégia adequada. Por exemplo, no caso da imprensa toda a área de distribuição é, em regra, entregue a empresas especializadas que se encarregam da gestão do transporte, entrega e devoluções de materiais. Outra vantagem nesta área prende-se com o facto de um prestador de serviço especializado ter, em regra, maior capacidade financeira para investir em meios técnicos e humanos.
Economia de competências – Os prestadores especializados estão melhor posicionados para apreciar as evoluções tecnológicas em curso na área da logística dado que possuem competências nessa área. Por exemplo, o extraordinário desenvolvimento das técnicas de armazenagem ao nível da automatização e robotização dos equipamentos, está a modificar radicalmente as ideias feitas sobre a dimensão ótima das operações de armazenagem e da produtividade das respetivas operações.
Redução dos custos logísticos – Pode ser obtida pelo aproveitamento de economias de escala e ganhos de produtividade. A qualidade do serviço e a fiabilidade das operações é geralmente superior quando feita por empresas especializadas. O prestador de serviço conhece melhor os seus custos logísticos o que facilita definição de preços e de outras condições de satisfação da encomenda.
Flexibilidade – O recurso à subcontratação assegura uma maior flexibilidade na escolha da localização dos armazéns e das técnicas de armazenagem utilizadas. Em caso de distorção, o prestador do serviço pode ser substituído (dentro dos limites dos contratos estabelecidos), não ficando o fabricante paralisado pela inércia dos seus próprios meios. Deste modo, os custos fixos para a empresa podem ser convertidos em custos variáveis.
Velocidade – A subcontratação permite o rápido acesso a novas áreas de mercado sem a empresa ter que efetuar importantes investimentos prévios e irreversíveis. Isto é válido para o mercado nacional, mas sobretudo para os mercados externos, que implicam geralmente uma presença física efetiva, no terreno, sobretudo se os fluxos de distribuição não forem regulares.

Redução de custos operacionais gerais – Quando se opta pela subcontratação todas as atividades complementares à armazenagem são, naturalmente, da responsabilidade do prestador de serviço. Neste domínio podem incluir-se tarefas como: higiene e limpeza; monitorização de eventuais condições especiais (temperatura, humidade, etc.); segurança das instalações ou manutenção e conservação de materiais.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.