Armazenamento, transporte, distribuição, recursos humanos, organização.

Linguagem Logística

Para melhor entendermos a linguagem da Logística, será preciso primeiro, esmiuçar um pouco alguns termos.
Antes de mais nada, é fundamental entender que todas essas palavras se referem a estratégias de gestão de stock, seja em um Centro de Distribuição (CD) ou o armazém.
Esses modelos permitem organizar todo o fluxo de entrada e saída dos produtos, definindo diretrizes e favorecendo cálculos como a receita de venda e o valor do stock remanescente, com por exemplos:
FIFO (PEPS): FIFO é uma sigla para First in, first out ou Primeiro a entrar, primeiro a sair, na tradução em português. Trata-se de uma estratégia de gestão de stock na qual os produtos que estão armazenados há mais tempo são despachados primeiro para os consumidores. Isso garante que o custo da mercadoria vendida e o custo do stock remanescente sejam correspondentes.
LIFO (UEPS): o termo se refere a Last in, first out ou Último a entrar, primeiro a sair, em português. Nessa estratégia, o produto mais recente no stock (com menor tempo de armazenagem) é despachado primeiro. Com isso, pode haver divergência entre o custo da mercadoria vendida e o custo do stock remanescente, já que nem sempre é possível pagar o mesmo preço por lotes distintos de produtos.
Exemplo do FIFO e do LIFO
FEFO: significa First expired, first out ou Primeiro a vencer, primeiro a sair em português. Nesse modelo os produtos com data de validade mais próxima são despachados primeiro, pouco importando há quanto tempo os itens estão estocados.
Antes de mais nada, é fundamental entender que todas essas palavras se referem a estratégias de gestão de stock, seja em um Centro de Distribuição (CD) ou o armazém.

Esses modelos permitem organizar todo o fluxo de entrada e saída dos produtos, definindo diretrizes e favorecendo cálculos como a receita de venda e o valor do estoque remanescente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: