Armazenamento, transporte, distribuição, recursos humanos, organização.

A teoria do armazém VIII

Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração surgiu em 1916 na França, estemdeu-se rapidamente pela Europa. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa a ser realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Ambas as teorias, tanto a clássica quanto a científica, tinham o mesmo objetivo: a busca pela eficiência das organizações. Para a Administração Científica, essa eficiência seria alcançada por meio da racionalização do trabalho e, na Teoria Clássica, partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvida. Henri Fayol, engenheiro francês, fundador da Teoria clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
 Henri Fayol
Henri Fayol defendia que todas as empresas apresentavam funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contabilistas e administrativas. Porém, a visão que Fayol tinha sobre as funções básicas está ultrapassada. Atualmente elas recebem outros nomes mais específicos. Fayol também definiu as funções do administrador, como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Assim, estabeleceu que a previsão, organização, comando, coordenação e o controle são atividades administrativas essenciais para que um administrador alcance a eficiência.
Em relação à proporcionalidade das funções administrativas, Fayol alega que a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Para Fayol, a Administração é um todo do qual a organização é uma de suas partes. A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada. A partir daí, a palavra organização passa a ser usada com dois significados diferentes. Um como uma entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos, e outro como função administrativa e parte do processo administrativo na qual organização se torna sinônimo de organizar, estruturar e alocar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições de cada um deles e as relações entre eles.
A Administração, como ciência, deve ser basear em leis ou princípios. Assim, Fayol tentou definir os “princípios gerais” de Administração, e tais princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar. Segundo Fayol, os 14 Princípios Gerais de Administração são:
  • Divisão do trabalho;
  • Autoridade e responsabilidade;
  • Disciplina;
  • Unidade de comando;
  • Unidade de direção;
  • Subordinação dos interesses individuais aos gerais;
  • Remuneração do pessoal
  • Centralização
  • Cadeia escalar
  • Ordem
  • Equidade
  • Estabilidade do pessoal
  • Iniciativa
  • Espírito de equipe

A teoria clássica caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo: prescreve quais os elementos da administração e quais os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo sobre como o administrador deve proceder no trabalho constitui o filão da Teoria Clássica. O ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas. Pretendiam-se elaborar uma Ciência da Administração. Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de caráter geral para formar administradores, a partir de suas aptidões e qualidades pessoais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: