Glossário de termos utilizados na logística letra F

Letra F

Este dicionário de termos técnicos logísticos é o resultado de uma ampla pesquisa que utilizou como fontes publicações técnicas em logística e pesquisas diversas em sites voltados para a logística e sites de provedores de serviços logísticos.


F
FA – Factory Automation / Automatização da fábrica
FAS – Free Alongside Ship ou Livre no Costado do Navio. O vendedor entrega a mercadoria ao comprador no costado do navio no porto de embarque.
FÁBRICA FOCADA – Instalação dedicada a uma família específica de produtos, com tecnologia própria e definições específicas de volume e marketing.
FÁBRICA NEGRA – Produção totalmente automatizada, sem operários ou iluminação.
FABRICAÇÃO PARA STOCK – Sistema de administração onde se produz antes de se ter um pedido do cliente, que poderá ser produtos padrões ou montados sob ordem quando envolvem acessórios pré-estocados.
FABRICAÇÃO SOB PEDIDO – Sistema no qual o produto ou o serviço somente deverá ser providenciado depois do recebimento de um pedido do cliente.
FACE DE SEPARAÇÃO – É a localização, num armazém, onde a separação do pedido de menos de um palete é realizada.
FACILITY – Instalação.
FAMÍLIA DE ITENS – Grupo de semiacabados ou componentes, com semelhanças de projeto e processo que possam ser programados e monitorados comercialmente em conjunto.
FARDO – Volume prensado segundo uma forma padrão, mantida por cintas de segurança.
FAS – Final Assembly Schedule.
FATURA – Documento de transação comercial entre as empresas.
FCA – Free Carrier ou Transportador livre. O vendedor está isento de responsabilidades, no momento que entrega a mercadoria para o agente indicado pelo comprador ou para o transportador.
FCL – Full Container Load ou Contentores Completo.
FCR – Forwarder Certificate of Receipt ou Certificado de Recebimento do Agente de Transportes.
FCS – Finite Capacity Schedule ou Programação de Capacidade Finita.
FEEDER – Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras.
FEEDER SHIP – Navios de abastecimento.
FEFO – First to Expire, First Out. Sistema de controle de stocks em que o material que vence primeiro deve ser utilizado primeiro.
FIFO – First In, First Out. Sistema de controle de stocks em que o material que entra primeiro deve ser utilizado primeiro.
FILME TERMO RETRÁTIL (SHRINK)– Folha plástica biorientada que, com a ação de uma fonte de calor, tem a propriedade de contrair-se, possibilitando a unitização e unificação das cargas.
FILO – First In,Last Out. Sistema de controle de stocks em que o material que entra primeiro deve ser utilizado por último.
FIO – Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador.
FLOW-RACK – Este equipamento pode ser utilizado tanto na separação de caixas, quanto na de unidades. O seu funcionamento é similar ao refrigerador de latas de refrigerantes de uma loja de conveniência. As caixas podem ser supridas pela parte traseira do equipamento e coletadas pela sua parte dianteira, sendo que a retirada da primeira caixa faz com que as demais escorreguem para frente. Devido ao seu baixo custo e à sua grande funcionalidade o flow-rack se tornou um equipamento bastante difundido, podendo ser utilizado com ou sem equipamentos de movimentação acoplados, como também em conjunto com sofisticados sistemas de picking.
FMC – Flexible Manufacturing Cell
FOB – Free On Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. Tem algumas variações de FOB. Pode ser FOB Fábrica, quando o material tem que ser retirado e FOB Cidade, quando o fornecedor coloca o material em uma transportadora escolhida pelo cliente.
FOOD TOWN – Local onde se reúnem os fornecedores de um mesmo cliente.
FORKLIFT – Empilhadora.
FORNECEDOR – Organização que fornece um produto ou serviço ao cliente e no qual se aplicam os requisitos das normas contratuais.
FORNECEDOR CERTIFICADO – Fornecedor que atinge consistentemente os padrões de qualidade, custo, entrega, regularidade financeira e que, portanto, podem ficar dispensados da inspeção de qualidade.
FORNECEDOR CLASSE “A”– Fornecedor de muita importância para a empresa devido ao impacto causado pelo produto fornecido no custo ou na qualidade do produto produzido pela empresa.
FP – Finite Planning.
FREE PASS – Autorização para que o produto do fornecedor certificado chegue diretamente à linha, eliminando a inspeção de recebimento.
FREQUÊNCIA DE COMPRA – É a frequência que um produto é comprado pelo usuário ou mesmo pelo lojista e esta interligada com a rotação do stock. O usuário poderá comprar novos produtos, muito antes do anterior estar com sua vida utilidade encerrada.
FRETE – Produtos sendo transportados de um local para outro. Quantia em dinheiro a ser paga pelo transporte de produtos, adiantado ou mediante entrega.
FTL – FULL TRUCK LOAD – Carga Completa do Caminhão.
FTT – FIRST TIME THROUGHT – É a percentagem de unidades que completam um processo e atingem um padrão de qualidade sem serem refugadas, retificadas, retornadas ou reparadas fora do processo.
FULFILLMENT – Atender no tempo e no prazo.
FULL PEGGING – Rastreamento completo.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.