Armazenamento, transporte, distribuição, recursos humanos, organização.

ABC

Lei de Pareto 80-20 – Singularidade Logística 2018
O método ABC ou também conhecido como Lei 80-20 ou distribuição Regra de Pareto ou ABC, é um método muito útil que simplifica os processos e armazenagem de mercadorias em pequenas e grandes empresas. Mas, sobretudo, este método é uma ferramenta de análise muito útil para os trabalhadores em logística e transporte, entre outras tarefas, são responsáveis pela organização e gestão de stocks de armazém. O princípio de Pareto foi descrito por economista e sociólogo Vilfredo Pareto, que especifica uma relação desigual entre as entradas e saídas. Em outras palavras, 80% das consequências são derivadas de 20% das causas. 
Esse método nos permite identificar os itens que têm um impacto significativo em nosso valor geral (stock, vendas, custos …). Também permite criar categorias de produtos que precisam de diferentes níveis e modos de controle.
Com esta análise do que está envolvido é conseguir um maior controle sobre o inventário e priorizar e, desta forma, focar em onde temos que focar nossos esforços.
Princípio de Pareto “20% das causas geram 80% dos efeitos”. 
O Método ABC estabelece 3 grupos de mercadorias dentro do nosso armazém, e classifica-os em Grupo A, Grupo B e Grupo C. Os grupos variam de mais para menos importantes para nós, podendo considerar tanto o número de itens, valor, retorno, lucros, etc … assim, o grupo A seria o mais importante e o grupo C seria o menos importante.
Por exemplo, na logística, é comum falar em segmentação ABC
– Abc de entradas, abc de stock, abc de clientes, de partidas, de pausas, etc., e desta forma não contribui muita informação aos trabalhadores do setor de logística e transporte. Portanto, é muito importante aprender um método para solicitar nosso depósito e ter um stock ordenado. Veja como você pode começar a implementar novas técnicas de armazenamento:
Classifique os itens pelo seu valor:  80% do valor total será representado por 20% dos itens que temos. Vamos classificar esses produtos no Grupo A. Lembre-se de que, ao colocar em prática o método ABC, aprendemos a organizar um depósito de maneira eficiente.
O Grupo B na classificação de produtos no armazém será composto por 30% dos nossos itens e serão os próximos 15% do nosso valor total.
Os últimos 5% do valor total serão representados por 50% dos nossos itens.
Além disso, deve-se notar que o método ABC é sempre feito considerando um determinado período.
Por exemplo, um ABC de vendas pode ser feito a cada 6 meses, onde os produtos A, B e C foram verificados naquele momento. Na verdade, ele permite estatísticas sobre o sucesso das vendas de produtos e é uma ferramenta que nos ajuda a diagnosticar possíveis stocks desnecessários no depósito. Note se, que não nos devemos esquecer, portanto, de associar um período de análise ao seu ABC
É importante enfatizar a ideia por trás dessa análise:
Uma pequena percentagem de nossos artigos representa quase todo o nosso valor e, portanto, devemos nos concentrar nesse grupo A e prestar mais atenção.
Resumindo:
Classe A ” o stock incluirá aproximadamente artigos que representam 80% do valor total do stock, 20% do total dos artigos.
Classe B ” os artigos representam 15% do valor total do stock, 30% do total dos artigos.
– Classe C ” os artigos representam 5% do valor total do stock, 50% do total dos artigos.
É por isso que devemos nos concentrar nos artigos da classe A e um pouco menos nos da classe B. Se você tiver dúvidas e quiser saber mais para implementar esse método e aprender a organizar as mercadorias.
Podemos ver melhor através de um exemplo: exemplo de classificação de produto de acordo com o método ABC

Uma empresa possui dez itens diferentes em seu depósito, avaliados da seguinte maneira:
Tabela 1 de classificação de artigos para o método ABC – Singularidade Logística 2018
Primeiro, pedimos os produtos de acordo com seu valor. Calculamos os diferentes percentuais, simples e acumulados. Podemos nos ajudar com uma mesa para ver isso mais claramente.
Também vemos os percentuais acumulados de ambos os artigos e investimento ou valor, já que é isso que vamos colocar nos eixos para visualizar o gráfico mais claramente.
Tabela 2 do método de classificação do artigo ABC – Singularidade Logística 2018
Tabela 3 do método de classificação do artigo ABC Representação gráfica da classificação ABC  – Singularidade Logística 2018
Podemos verificar como apenas 20% de todos os nossos artigos geram 80% do valor total (ou investimento, benefícios, etc.).
(A) É por isso que, para este tipo de artigos, devemos usar um sistema de controle rigoroso, com revisões contínuas dos níveis de stock e maior atenção. Os próximos 30% são 15% do valor total
(B) Esses itens são de média importância e um controle intermediário deve ser realizado.
50% é apenas 5% (C). Para este tipo de artigo, aplicamos um controle menos rígido.
Esquema para encomendar itens no armazenamento.  Método ABC
Assim recomenda-se que contacte com um empresa especializada para o efeito.
Em conclusão, se você tem um armazém e sempre quis iniciar novas técnicas de armazenamento, com este pequeno guia você pode começar agora. Concentre seus esforços em projetar seu método ABC de acordo com a regra de Pareto, e você verá como você controlará de maneira mais eficiente os produtos que entram e saem. Se você precisar de mais informações, recomendamos que você execute informações estruturadas com credenciamento oficial, e se é um curso de técnicas de depósito ou algo mais transversal, como o gerenciamento de stock.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: