As tendências da logística

As maiores tendências em logística estão associadas à evolução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence, tecnologia RFID e Cloud Computing.
São conceitos que permitem que as empresas desenvolvam seus sectores e sua eficiência operacional, diminuam custos e, consequentemente, aumentem suas margens de lucro. Aqui ficam alguns pontos sobre a tendência em logística e como será importante adaptarmos para manter a competitividade no mercado.
   
O e-commerce como precursor do conceito de Logística 4.0.
O e-commerce tem vindo a ter cada vez mais representatividade significativa em relação à venda em lojas físicas, mas há um grande espaço disponível para seu crescimento, e a tendência é que ele aconteça de forma exponencial. Por isso, é preciso adequar a cadeia logística de forma a acompanhar esse crescimento, tanto na cadeia de suprimentos quanto no transporte do produto até o consumidor final, demanda determinante para o surgimento da chamada Logística 4.0, que estará presente em todas as fases do processo de:
Gestão de stocks
Previsibilidade de demanda sempre foi uma questão discutida nas empresas, e fazê-la somente em função do mercado não é mais eficaz, já que a internet expõe muitas possibilidades aos clientes. É necessário ter o mínimo de stock possível, manter o controle das remessas, tomar as melhores decisões de armazenagem, reduzir custos etc. Para obter sucesso nesses processos, é importante se adequar ao Business Intelligence por meio de softwares que compartilhem e monitorem as informações em suporte à gestão do negócio.
Monitoramento de entrega
Analisar somente indicadores de desempenho logístico (KPIs) também já não é suficiente. Podem ocorrer imprevistos na fase de expedição que incluem tempo em trânsito, devoluções, inexactidão das notas fiscais e falta de pontualidade nas entregas. O monitoramento da entrega feito online pode diminuir esse problema, com acompanhamento em tempo real das informações geradas pelo transporte de carga, emissão das notas fiscais e conhecimentos de transportes electrónicos — até pelo feedback do cliente, que ao receber o produto em sua casa envia uma confirmação por aplicativo de mensagens instantâneas à empresa.
Logística reversa
Insumos não utilizados na produção ou originários de processos produtivos formam stocks não aproveitáveis que devem ser descartados de acordo com a preservação ambiental. Uma logística reversa eficiente demonstra comprometimento da empresa com o meio ambiente e agrega valor ao produto e à sua marca. Será necessário investir na destinação adequada ou terceirizar essa fase do processo com empresas cuja responsabilidade ambiental esteja de acordo com as leis em vigor.
 Relação entre as empresas e os consumidores
A cadeia de serviço torna-se mais importante que a própria cadeia de suprimentos, e a transparência continuará a ser um ponto de convergência entre elas. Os clientes não estão apenas procurando por valor: estão mais exigentes, querem ter experiências de compra e de serviços personalizados, e estão mais preocupados com responsabilidade ambiental e social.
O aumento do acesso à informação proporciona esse acréscimo de expectativa.
Ambos impactam nas empresas, principalmente quanto aos prazos de entrega.
A tecnologia presente em toda a cadeia
Eficiência e sustentabilidade económica são os prós gerados pela tecnologia.
Algumas ferramentas se destacam quanto à tendência em logística:
GPS e tecnologia RFID (radiofrequência)
Captam dados por radiofrequência e transmitem informação via satélite. São ferramentas que permitem roteirizar cargas, informar condições de infraestrutura da malha viária, indicar acidentes e rotas alternativas de acesso mais rápido ao destino, tudo para economizar algo precioso quando o assunto é logística: tempo.
Botões de bloqueio
Mecanismos manuais ou automáticos que podem ser utilizados ao menor sinal de perigo para bloquear o acesso ao compartimento de carga do veículo. Isso diminui a incidência de roubos, um dos desafios a ser enfrentado no transporte de cargas.
Drones
Utilização de drones será uma realidade não só para monitorizar o transporte, mas em um futuro próximo, ser o próprio transportador de pequenas encomendas.

Monitorização móvel

Permite a manutenção da coesão, entre empresa e transportadora, além do acompanhamento feito de perto, apenas a um toque de distância.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.