Armazenamento, transporte, distribuição, recursos humanos, organização.

Custo de armazenagem

 

O custo de armazenagem envolve a taxa de posse dos stocks e o valor do stock médio.

A «taxa de posse dos stocks» é constituída por: despesas relativas ‘aos armazéns, juros do capital imobilizado em stocks e desvalorização do stock.

– As «despesas relativas aos armazéns» respeitam a: salários de pessoal; amortização de instalações e equipamentos; obsolescência; furto e deterioração; imposto e seguros; transportes; iluminação, aquecimento, etc.; aluguer; despesas de informática, etc.

Dividindo-se o total das despesas anteriores pelo valor médio do imobilizado em stocks, no período em análise (normalmente um ano), temos a percentagem de X.

– Os «juros do capital imobilizado- em stocks» determinam-se conhecendo o juro efetivo do capital externo a que se tenha recorrido para comprar os stocks, ou dispondo para o efeito de capitais próprios seria o juro praticado numa. diferente aplicação do capital e, assim, obteremos a percentagem.

– Por último, a «desvalorização do stock», que é em norma 2 a 10% do capital imobilizado, é a percentagem a reter.

A taxa de posse dos stocks é então igual ao somatório das percentagens de X (%) + Y (%) + Z (%) e situa-se entre 14 e 25%.

Neste grupo de custos podiam ainda considerar-se os custos da relocalização que se realizam quando um stock é transportado de um local para outro para evitar a obsolescência. Por exemplo, um produto que se vende bem no Porto e não em Lisboa podia ser transportado para aquela cidade, evitando custos de obsolescência, mas obrigando a suportar custos de

transporte.

O custo de armazenagem calcula-se multiplicando a «taxa de posse dos stocks» (pelo «valor médio do stock», que é o produto de (pelo preço médio unitário do artigo considerado nesse stock.

Este capital imobilizado representa um custo de oportunidade, ou seja, um custo que advém do facto de se ter optado por manter um capital imobilizado em stock em vez de investi-la noutras aplicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: