Logística e gestão logística

A maior organização mundial de profissionais e académicos da área, o Council of Supply Chain Management Professionals  define «Logística ou Gestão Logística como a parte da Cadeia de Abastecimento que é responsável por planear, implementar e controlar o eficiente e eficaz fluxo direito e inverso e as operações de armazenagem de bens, serviços e informação relacionada entre o ponto de origem e o ponto de consumo de forma a ir ao encontro dos requisitos/necessidades dos clientes».

A Council of Supply Chairi Management Professionals  define as «atividades Logísticas como incluindo a gestão do inbound e do outbound em termos de transporte (transporte de entrada e transporte de saída), gestão da frota, gestão da armazenagem, gestão de materiais e seu manuseamento, gestão da resposta a encomendas, desenho da rede Logística, gestão de inventários, planeamento do abastecimento e da procura e gestão dos prestadores de serviços Logísticos».

Dependendo das formas de trabalhar entre empresas e da maior ou menor extensão com que é encarada nessas empresas, a «Logística ou a Gestão Logística inclui as atividades de sourcing e de procurement, o planeamento e programação da produção, a embalagem, a assemblagem e o serviço ao cliente. A Logística ou a Gestão Logística está envolvida em todos os níveis de planeamento e execução – estratégico, tático e operacional. A Gestão Logística é integradora e coordenadora, procurando melhorar as atividades Logísticas e integrar a Logística com as demais funções da empresa, entre elas o marketing, as vendas, a produção, a área financeira e as tecnologias de informação»

A diferença do racional da Logística, ou da Gestão Logística, para o racional da Gestão da Cadeia de Abastecimento é, na prática, nulo. A abrangência de uma e outra é que provavelmente as distingue. «A Gestão da Cadeia de Abastecimento envolve o planeamento e a gestão de todas as atividades de sourcing e procurement, conversão e todas as atividades Logísticas. É importante referir que a Gestão da Cadeia de Abastecimento envolve a coordenação e a procura de colaboração entre parceiros de cadeia ou de canal, sejam eles fornecedores, intermediários, prestadores de serviços Logísticos ou clientes. Em essência, a Gestão da Cadeia de Abastecimento integra as componentes abastecimento e procura dentro e entre empresas».

É, portanto, ao nível da abrangência que uma, logística ou Gestão Logística, se distingue da outra, Gestão da Cadeia de Abastecimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.